Na prática dos Médicos de Família colocam-se frequentemente problemas que têm uma importante repercussão nas famílias ou que surgem associados aos seus padrões relacionais. A compreensão de um ponto de vista sistémico destes problemas e situações é condição necessária para traçar um plano de intervenção que tenha em conta o contexto familiar do indivíduo.

Objetivos educacionais
  • No final do curso, pretende-se que os internos sejam capazes de:
  • Trabalhar com indivíduos integrados em famílias, empregando  uma perspectiva clínica concordante com a visão sistémica;
  • Reconhecer modelos facilitadores da mudança de comportamentos em saúde e de resolução de problemas
  • Realizar e adequar a entrevista motivacional de mudança de comportamentos e intervenções de ajuda na resolução de problemas ao contexto de trabalho com famílias
  • Refletir sobre as dificuldades encontradas na prática clínica com famílias disfuncionais, quando se pretendem promover mudanças, ajudando a resolver problemas e adaptando as intervenções ao contexto da consulta de MGF.

Para apoiar a aquisição de competências nesta área por parte do Internos de MGF, propomos esta formação assente num modelo de discussão baseada em cenas introduzidas por alguns “filmes das nossas vidas”, apoiada num enquadramento teórico sobre os vários temas. Identificam-se alguns problemas e desenham-se estratégias e técnicas de intervenção que permitam aos clínicos ter uma atitude proactiva na descoberta de situações e modos de atuação efetivos. Os filmes que podem ser vistos antes do curso para proporcionar discussão são:

  • Gilbert Grape
  • Nine Months
  • About Schmidt / As confissões de Schmidt
  • De Olhos Bem Fechados (S. Kubrick)
  • Shining (S. Kubrick)
  • Amor (Michaele Haneke)
  • Uma família à beira de um Ataque de Nervos (Little Miss Sunshine)